Como se comportar em uma Rede Social

Comportamento nas redes Sociais

Eu participo de várias redes sociais, porém algumas estou deixando de lado porque não tenho tempo de administra-las. No dia dia mesmo, só uso o dihitt, o facebook, o plurk, o twitter, blogblogs e alguns fóruns de informática e carros. Porém tenho visto alguns erros frequentes, que causam um certo desprestígio ao participante.

Aqui ninguém e o dono da verdade, mas existem coisas que são aplicadas quando vivemos em uma comunidade que tem várias pessoas diferentes (com várias etnias, religiões, pensamentos, ideologias políticas, etc) que devem ser respeitadas.

Comportamento nas redes Sociais
Comportamento nas redes Sociais

Vamos ver algumas dicas para que você seja bem aceito nas redes sociais e se torne um usuário popular. São práticas simples que podem lhe levar ao sucesso mais rapidamente.

RESPEITE OS OUTROS USUÁRIOS

Como disse anteriormente, a comunidade é compostas por pessoas que tem pensamentos diferentes, com várias etinias, de diversas religiões, com posicionamentos políticos diferentes e muitas outras diferenças. Por isso, é muito importante que você respeite as diferenças destas pessoas, que podem se sentir atingidas com um texto ou frase escrita por você.

Vou dar um exemplo que aconteceu a pouco tempo atrás, eu escrevi um texto que falava que os cultos religiosos foram proibidos nos trens cariocas e publiquei como sempre faço no dihitt. Foi fazer isso e apareceram diversos comentários no blog, defendendo o culto nos trens e eu tenho um posicionamento contrário. O que fazer nessa situação?

Devemos lembrar que numa situação dessas você pode perder leitores por um texto, que talvez nem tivesse tanta importância, porém calmamente fui respondendo a todos os comentários de forma educada e colocando a explicação do motivo pelo qual eu era contra.

NÃO USE PALAVRAS DE BAIXO CALÃO

A pior coisa que pode ter é um texto com palavrões, às vezes, colocados de forma excessiva ou agressiva. Por mais que o assunto peça uma palavra desse nível, tente substituíla por uma palavra mais “amena”, que não deixe o sentido que você deseja dar a frase seja perdido.

NÃO CRIE USUÁRIOS COM NICKS OFENSIVOS

Seguindo a mesma lógica anterior, ter um usuário com nomes ofensivos ou que tenha palavras de baixo calão, mesmo que junto a outras, não é nada legal.

CONSTRUA UMA REDE DE AMIGOS GRANDE

Como a ideia da rede social é divulgar seu trabalho ou se promover, quanto maior for a sua rede de amigos melhor será a sua resposta. Eu sempre que entro no dihitt escolho três usuário da lista de novos usuários para enviar um convite de amizade e como estou no ranking e com notícias populares sempre me chegam convites para confirmar amigos novos.

Nas outras redes é importante que você construa uma rede sólida de amigos, em que você possa ter uma resposta a sua divulgação. Normalmente nas redes do tipo twitter e plurk tem amigos que se comunicam com mais frequência e isso é muito importante pois são os que leem suas mensagens e os links.

NÃO IMPORTUNE SEUS AMIGOS COM MENSAGENS NÃO SOLICITADAS

Não seja aquele amigo chato que fica mandando recados, mensagens e e-mail para seus amigos pedindo parcerias, votos, etc. Quase nenhum usuário gosta de ficar recebendo mensagens desse tipo, principalmente os que tem mais tempo de redes sociais.

O ideal é que seus contatos sejam diretos, quando necessários, e colocados de forma pessoal. Não envie recados pela rede, no tipo TODOS OS AMIGOS.

ESTEJA PRESENTE TODOS OS DIAS

Todas as redes sociais valorizam a presença diária de seus usuários. Além de ser super importante para a manutenção de seus amigos e a atualização dos assuntos que estão rolando por trás, nos bastidores, da blogosfera.

Nas redes que tem ranking, karma ou alguma medida é super importante para melhora-la e para mante-la sempre numa boa posição.

PARTICIPAÇÃO

Acho que esse, talvez, seja o item mais importante de todos. A participação é super importante, na medida que você envia seus textos, artigos, e frases para sua divulgação, no momento em que você comenta ou escreve uma mensagem sobre a frase de algum outro usuário colocando sua opinião sobre o assunto e na medida que você vota (nas redes que tem esse recurso) em publicações de amigos.

RANKING

O ranking funciona como um posicionamento estratégico na rede de relacionamento e dá visibilidade na comunidade. Com isso, os membros mais novos sabem que você é uma pessoa importante para a comunidade, seja pelos artigos enviados, pelos comentários ou pela participação em geral.

Eu poderia listar aqui várias redes sociais aqui, porém não vou fazer para que você possa escolher, sem ser influenciado.

😉

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